Em 2009 a Orientavida inicia seus trabalhos com a Campanha Pense Rosa, visando conscientizar o maior número possível de mulheres sobre a importância da mamografia para detecção precoce do câncer de mama.

A motivação para iniciar esta Campanha foram os alarmantes números que tivemos acesso e passamos a acompanhar: o câncer de mama está em 2º lugar no ranking de câncer que mais mata no Brasil; o tumor pode ser duplicado, em média, a cada 03 ou 04 meses; Se diagnosticado e tratado oportunamente, a chance de cura pode chegar a até 95%; no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%; a saída é a detecção precoce através da realização de mamografias.

No ano inicial (2009) tivemos adesão de 20 cidades, para as quais levamos orientações sobre como fazer caminhadas, palestras e folders explicativos. Conseguimos distribuir panfletos nos guichês de acesso à Basílica Nacional.

Em 2010 iniciamos parceria com Grupo CCR, que permitiu a colocação de outdoor Pense Rosa na Rodovia Presidente Dutra, principal linha de acesso São Paulo X Rio de Janeiro. Além, de permitir a distribuição de folders explicativos sobre o câncer de mama nos pedágios.

Também em 2010 começamos parcerias com lojas para vendas de produtos rosa confeccionados pela Orientavida. Uma ação marcante da Campanha foi a adesão da Joalheria HStern, que adesivou as fachadas de todas suas lojas de Pense Rosa, ajudando na divulgação da causa.

Nos anos seguintes fechamos com o Hospital de Câncer de Barretos a presença da carreta de mamografia deles, que passou a visitar cidades indicadas por nós realizando mamografias gratuitamente em muitas mulheres que estavam nas filas de espera do sistema de saúde local.

Uma grande conquista da campanha foi conseguir que todos os anos monumentos em rosa sejam acesos pelo Brasil durante o mês de Outubro: Cristo Redentor, pontes, museus.

Um marco do projeto, a partir de 2013, foi o fechamento de parceria com grandes empresas para a criação de produtos com a logomarca Pense Rosa. Já fizeram produtos conosco Bauducco, Bombril, Linea, Valisere e Vult.

CONQUISTAS

Exposição em outdoors e painéis eletrônicos pelas rodovias CCR’s do país. Apenas na CCR Nova Dutra a circulação de veículos chega a atingir 3 milhões/mês
Distribuição (cerca de 300.000/ano) de folders explicativos nos pedágios das rodovias
Distribuição anual (cerca de 150.000/ano) de folders explicativos nos guichês da Basílica Nacional
Mais de 2.500.000 mulheres impactadas e 5200 exames de mamografia realizados pela campanha PENSE ROSA desenvolvida pela ORIENTAVIDA
Eventos e palestras sobre a campanha PENSE ROSA em empresas de todo o país
Caminhadas e eventos em cidades dos seguintes estados: São Paulo, Maranhão, Tocantins, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais